segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alimentação no 1 ano de vida

 A prática de uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento adequado da criança, em termos de peso e estatura, desenvolvimento intelectual e prevenção de doenças do adulto.

A alimentação infantil no primeiro ano de vida consiste em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Dos 6 meses a um ano de idade inicia-se com a alimentação complementar (AC) e se mantém o leite materno ou a fórmula infantil. Não se deve oferecer leite de vaca, em pó ou em caixinha, para a criança no primeiro ano de vida. O uso de leite de vaca nesta faixa etária aumenta o risco da criança desenvolver alergia, anemia e mesmo obesidade quando adulto.

O início da AC é uma fase de transição e de elevado risco para a criança, tanto pela administração de alimentos inadequados, quanto pela possibilidade de contaminação, favorecendo a ocorrência de doença diarréica. Outro risco é a oferta inadequada de vitaminas, ferro e zinco. Os alimentos devem sofrer alteração na consistência para que se adequarem à maturação da criança, sendo oferecidos em papa, depois em pedaços pequenos e depois dos dez meses de idade na mesma consistência da alimentação da família. Para início da AC é essencial que a criança esteja firmando bem o pescoço, pois somente assim terá um processo de deglutição adequado.

A introdução de novos alimentos deverá ser gradativa, obedecendo-se os diferentes horários, apresentações e composição das refeições. A finalidade é avaliar a aceitação e a adaptação da criança ao novo alimento, quanto ao seu aspecto, odor, consistência, paladar,  temperatura e processo digestório. É importante salientar que esquemas alimentares não devem ser rígidos e uniformes para todos os casos.

Recomenda-se que os alimentos sejam oferecidos separadamente, para que a criança identifique novos sabores. A introdução alimentos potencialmente alergênicos, como ovo e peixe, pode ser realizada a partir do sexto mês de vida. As frutas devem ser oferecidas in natura na forma de papa, e pode ser ofertada qualquer fruta, prevalecendo aspectos regionais e as frutas da estação, que terão menos agrotóxicos e serão mais baratas. Preferencialmente não oferecer sucos.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria elaboraram os “Dez Passos para a Alimentação saudável da criança até os 2 anos de idade. Em relação a eles é importante salientar a oferta de leite materno exclusivo até os 6 meses de idade, sem oferecer outros alimentos, chás ou água; evitar o consumo de enlatados, frituras, café, açúcar, balas, salgadinhos, refrigerantes e demais guloseimas; observar que os alimentos sejam adequadamente conservados e higienicamente manuseados durante o seu preparo e garantir condições adequadas de conservação e armazenamento; e oferecer alimentação adequada a crianças doentes e convalescentes, respeitando suas preferências.

É fundamental, que o pediatra avalie os hábitos alimentares familiares, para corrigir, se necessário, inadequações nutricionais.


Elza Daniel de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário